O alpinista japonês Nobukazu Kuriki morreu enquanto tentava escalar o Monte Everest, divulgou a NHK. Ele tinha 35 anos.
Uma associação de montanhismo nepalesa informou que Kuriki foi encontrado caído perto de um acampamento na montanha a uma altitude de 7.400 metros na manhã de segunda-feira (21).
A embaixada japonesa em Katmandu também foi informada sobre a morte do alpinista na manhã de segunda-feira. Funcionários da embaixada iriam confirmar a morte de Kuriki assim que o corpo fosse transportado para a capital nepalesa.
Em seu blog oficial, o escritório de Kuriki relatou que ele iria fazer a descida de um ponto a 7.400 metros de altura porque ele estava debilitado.
Posteriormente, o escritório de Kuriki postou um comentário no blog dizendo que Kuriki havia parado de responder via rádio durante sua descida. Uma equipe de filmagem rastreou sua rota e o encontrou morto em consequência de hipotermia.
Kuriki escalou os picos mais altos de seis continentes. Essa era sua 8ª façanha desde 2009 para atingir o pico do Everest sem oxigênio suplementar. Em sua tentativa de 2012, ele perdeu a maioria dos dedos de ambas as mãos por causa de frostbite (dedo congelado).
O alpinista japonês era conhecido por postar imagens online enquanto escalava montanhas. Imagens da mais recente tentativa também haviam sido enviadas.
Fonte: NHK Imagem: ANN