Publicidade
O Twitter anunciou que descobriu um bug de segurança no armazenamento do log (registro) de senhas que não estavam protegidas. No dia 3 de maio (horário americano), a empresa se pronunciou para pedir a 336 milhões de usuários trocarem suas senhas.
Segundo o Twitter, o problema já foi corrigido e não há indícios de vazamento ou uso ilegal das senhas. Contudo, a empresa decidiu aconselhar aos usuários a atualizarem as senhas de suas contas na rede social e em todos os outros serviços, caso as senhas forem as mesmas.
As senhas dos usuários são protegidas por um processo determinado “criptografia hash”, em que os dados são substituídos por uma sequência de letras e números randômicos. Entretanto, o bug encontrado acabava guardando os dados em texto simples no “log interno”. A empresa não comentou sobre o número exato de senhas que foram guardadas nessa maneira.
O Twitter também evitou comentários sobre a época em que descobriram o bug, desde quando ele estava no sistema e quantas contas foram diretamente afetadas. Contudo, a empresa deixou claro em entrevista para a CNN que não houve vazamentos.
Segundo a agência Reuters, a rede social relatou às autoridades que descobriu a vulnerabilidade semanas atrás e que há a possibilidade de algumas senhas terem sido roubadas há meses.
Através de pop-ups do site oficial, a rede social pedirá a troca da senha. Além disso, o Twitter aconselha a ativação da verificação em duas etapas e a escolha de senhas diferentes para cada tipo de serviço registrado.
“Vamos tomar uma postura aberta sobre essa falha interna”, explica Jack Dorsey, CEO do Twitter. Parag Agrawal, CTO da empresa, desculpou-se à mídia em nome da empresa.
Fonte: CNN