Um vídeo publicado em uma rede social mostra a lava do vulcão Kilauea engolindo um carro estacionado nas ruas de Puna, no Havaí, no domingo (6) enquanto ondas de rocha derretida destruíram pelo menos 35 casas na ilha paradisíaca.
Cerca de 1.700 residentes no Havaí deixaram suas comunidades rurais enquanto massivas erupções do vulcão Kilauea enviavam rocha derretida não somente ao longo de ruas, mas a centenas de metros no ar.
Especialistas não têm certeza onde e quando essas chamadas “fissuras” podem aparecer no solo, expelindo gás tóxico e magma com temperaturas de 1.100 graus Celsius na direção da superfície terrestre.
Algumas das fissuras abrangem uma grande área.
Não há sinais de que o fluxo de lava irá cessar, com o número de construções destruídas saltando para pelo menos 35 na segunda-feira (7), enquanto o magma impiedoso engole casas e outras estruturas.
A residente Amber Makuakane disse ao Associated Press que perdeu sua casa, localizada em Leilana Estates, no último final de semana, visto que uma das aberturas lançou lava na direção de sua residência.
“O vulcão e a lava sempre foram parte da minha vida”, disse ela. “É devastador”.
Veja o vídeo publicado no canal do YouTube do The Guardian:
Fonte: AP Imagem: YouTube/The Guardian