Cravos são as flores preferidas para homenagear as mães, mas atenção à cor (Pixabay)
Quando chega esta época, a cidade de Nishio (Aichi), considerada a capital dos cravos, colhe e expede pelo menos 25 milhões dessas flores perfumadas. Toda essa quantidade vai para as floriculturas de todo o país. Apenas 48 produtores se empenham no cultivo para oferecer os mais bonitos para as mamães do Japão.
Publicidade
Mas, por que oferecer e homenagear a mãe com cravos?
A história começa lá atrás. A mãe de uma menina chamada Anna Jervis, dos Estados Unidos, morreu em 9 de maio de 1905. Três anos depois, em 10 de maio de 1908, Anna Jervis decorou o altar de cravos brancos para lembrar a falecida mãe, em uma igreja da Filadélfia. Distribuiu uma flor para cada um dos participantes da cerimônia.
O cravo era a flor preferida de sua mãe.
Por conta dessa atitude, institui-se o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Essa data comemorativa foi estendida para vários outros países, incluindo o Brasil e o Japão.
Originalmente, diz-se que cravo é uma flor que floresceu das lágrimas que a Virgem Maria derramou sobre Cristo crucificado.
Cravos: costume à tradição
Assim, no Japão, na data comemorativa à mãe passou-se a oferecer essas flores. No entanto, era preciso distinguir a mãe viva daquela já partiu.
Então, os cravos vermelhos passaram a homenagear as mães vivas. E as crianças que perderam suas mães oferecem um cravo branco no altar ou no túmulo.
Cravos brancos em homenagem póstuma e os vermelhos para a mãe com gratidão (Pixnio e Pixabay)
Com a diversidade de cores das perfumados flores tornou-se uma tradição entregar um buquê, um arranjo ou ou uma única flor para a mãe. Cravos rosa, coral, vermelho, amarelo ou outras cores simbolizam o amor materno.
As floriculturas só recomendam evitar de presentear a mãe com os brancos por causa do seu simbolismo, da homenagem póstuma.
Que tal expressar o seu amor entregando um belo arranjo de carnations (カーネション) para sua mãe?
Arranjos diversos nas floriculturas do Japão (internet)
Fontes: Belle Maison
Fotos: Pixnio e Pixabay