O presidente dos EUA Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un vão realizar uma reunião em Singapura no dia 12 de junho. Trump fez o anúncio no Twitter na quinta-feira (10).
Trump disse que ele e Kim “tentarão fazer do encontro um momento especial para a Paz Mundial”.
Acredita-se que Singapura tenha sido escolhida por seus laços diplomáticos tanto com os EUA como com a Coreia do Norte. O país também é diretamente acessível por Kim em sua aeronave particular.
Os principais itens da agenda na primeira reunião entre os dois países serão se os líderes podem pavimentar o caminho para a desnuclearização da Coreia do Norte e criar uma estrutura de paz permanente que substituiria o armistício da Guerra Coreana.
Outro foco é se Trump mencionará a questão sobre os cidadãos japoneses raptados por agentes norte-coreanos décadas atrás.
Trump havia revelado que estava ponderando locais candidatos para a reunião, incluindo Singapura e a vila de trégua de Panmunjom na zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Um encontro intercoreano ocorreu no local no mês passado.
O secretário de estado Mike Pompeo visitou a Coreia do Norte nesta semana e voltou para os EUA com três detidos americanos libertados por Pyongyang.
Fonte e imagem: NHK