Esposas almoçam melhor do que maridos, no Japão

Elas almoçam em lugares mais caros. Saiba quanto os casais separam para o dinheiro a ser gasto livremente, o ‘okozukai’.

Marido compra bentô de loja de conveniência enquanto esposa pode gastar mais para almoçar (Flickr e Wikimedia)

No Japão ainda é costume a esposa gerenciar a economia doméstica. O marido entrega todo o seu salário para a esposa e é ela quem determina quanto gastará para almoçar diariamente e os trocados que ele pode gastar à vontade, por mês. Nas famílias onde o casal trabalha fora, o controle ainda está com ela, em 62% delas.

Publicidade

Uma empresa de seguros, Meiji Yasuda Seimei, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre economia doméstica, na terça-feira (1.º). Realizada em abril, entrevistou 1.620 pessoas, de ambos os sexos, casadas, na faixa dos 20 aos 70 anos.

Aumento da mesada

O okozukai (お小遣い) faz parte da cultura do Japão. É uma espécie de mesada entregue aos filhos, netos, marido e também para a esposa. O marido costuma gastar em cigarro, café e para beber à noite com os colegas. A esposa gasta para comprar coisas para si.

Mesada do marido é maior do que da esposa (Flickr)

O okozukai do marido, apurado na pesquisa, é maior do que o da esposa. A média dos maridos é de 34.699 ienes, enquanto das esposas, de 19.376 ienes. Apesar de não parecer muito, houve um aumento médio de 1.955 ienes em relação ao ano passado.

A pesquisa também levantou quanto eles gostariam de ganhar para gastar livremente. Os homens responderam 48.245, enquanto as esposas,  27.984 ienes.

Almoçam com mais requinte

No orçamento para o almoço os maridos estão em desvantagem. Elas costumam gastar mais do que eles. A média de gasto dos maridos, para um almoço é de 777 ienes. Enquanto que suas esposas desembolsam 1.263 ienes em média.

Boa parte, cerca de 30%, recebe somente uma moeda de ¥500 para almoçar, enquanto outros percentuais ficam na casa dos 600 e 700 ienes. Uma fatia de 17% pode se dar ao luxo de gastar entre mil a 1,5 mil ienes para o almoço.

Por outro lado, 37% das esposas gastam entre 1 a 1,5 mil ienes e 36% pagam mais de 1,5 mil ienes para almoçar. Pelos resultados, as esposas se dão o direito de desfrutarem de um horário pessoal com mais requinte.

Fonte: divulgação
Fotos: Flickr e Wikimedia 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mãe atropela filha de 1 ano com seu carro

Publicado em 2 de maio de 2018, em Acidentes

O atropelamento foi acidental e a bebê morreu mais tarde no hospital.

Tragédia na família dessa casa: mulher atropela filha de 1 ano (MBS)

O acidente ocorreu por volta das 18h10 de terça-feira (1.º), na frente da casa da mãe que atropelou a própria filha, em Kakogawa (Hyogo).

Publicidade

Segundo a polícia, a mulher de 27 anos recebeu a visita de 2 amigas e resolveu levá-las de volta. Ela entrou no carro, no estacionamento e saiu, sem ver que sua filha de 1 ano estava lá.

Atropelou a bebê. Ela mesma acionou o 119 e a criança foi socorrida imediatamente. Mas não resistiu e deu o último suspiro uma hora e meia depois de internada.

De acordo com informações policiais, a mãe e seus dois filhos, um de 3 anos e a bebê de 1 ano, iam entrar no carro. Mas, o mais velho disse que queria ir ao banheiro. Acompanhado pelas amigas voltaram para casa.

A mãe teria pensado que a bebê também foi junto e deu partida no carro.

A polícia ouviu a mãe e suas duas amigas para apurar os fatos.

Fontes: MBS, NHK e Sankei
Foto: MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!