Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Governo encoraja compra de produtos próximos da data de vencimento

| Sociedade

O objetivo da campanha é diminuir a quantidade de alimentos não consumidos que são descartados.

Unigran Japan 2026
produtos

Leite, tofu e ovos são os produtos mais descartados (imagem ilustrativa/banco de imagens)

Em uma tentativa de reduzir a quantidade de alimentos não consumidos que são descartados, o Ministério do Meio Ambiente vai promover uma campanha que encoraja as pessoas a escolherem produtos com a data de validade próxima, segundo oficiais.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O ministério vai criar cartazes promocionais para a campanha e começar a pedir aos varejistas que os coloquem em suas lojas em junho.

Mudanças no comportamento dos consumidores são considerados fundamentais para reduzir a quantidade de produtos alimentícios que são removidos das prateleiras para descarte porque suas datas de validade estão próximas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, adotados em 2015, visam reduzir pela metade o desperdício global de alimentos até o ano 2030.

Do prejuízo de alimentos nas distribuidoras, acredita-se que centenas de milhares de toneladas sejam descartadas porque a data de validade dos produtos estão próximas.

Uma razão principal para a perda massiva de alimentos é que a tendência do consumidor é evitar os estoques velhos de produtos na parte da frente das prateleiras e pegar os novos que são colocados no fundo. Leite, tofu e ovos estão entre os produtos mais afetados pela prática.

O ministério usará os cartazes para pedir aos consumidores que comprem produtos dispostos na parte da frente das prateleiras se eles forem consumi-los imediatamente. Os cartazes serão distribuídos aos municípios em todo o país.

No ano fiscal de 2015, o desperdício de alimentos no Japão aumentou em 250 mil toneladas ante o ano anterior, para estimadas 6.46 milhões de toneladas após dois anos de declínio.

Fonte: Jiji, Yomiuri Imagem: Banco de imagens


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo