Shamika Burrage sobreviveu a um grave acidente de carro há dois anos, mas perdeu uma parte muito importante de seu corpo: sua orelha esquerda.
Agora, graças a um novo procedimento executado em um centro médico das forças armadas no Texas (EUA), Burrage terá sua orelha de volta de uma maneira um tanto incomum.
Cirurgiões plásticos colheram cartilagem das costelas de Burrage para criar uma nova orelha e então a cultivaram sob a pele de seu antebraço. Então, os médicos do Centro Médico William Beaumont das Forças Armadas em El Paso transplantaram com sucesso a orelha do braço da paciente para sua cabeça.
A técnica – realizada pela primeira vez nas forças armadas – é chamada de sobreposição livre pré-laminada de antebraço, disse o tenente-coronel Owen Johson III, chefe de cirurgia plástica e reconstrutiva no centro médico.
Algumas das grandes vantagens desse procedimento é que ele reduz a chance de mais cicatrizes em volta da orelha de Burrage. Além disso, criar a orelha sob a pele do antebraço permite que novos vasos sanguíneos se formem.
“A orelha terá novas artérias, veias e até nervos novos para que a paciente possa senti-la”, disse Johson no site da Força Militar dos EUA.
Burrage, uma soldado de 21 anos, ainda precisa ser submetida a mais duas cirurgias, mas ela está se sentindo mais otimista do que nunca sobre o futuro desde o acidente.
“Tem sido um longo processo para tudo, mas estou de volta”, disse ela.
Fonte e imagem: CNN