Com espírito de coletividade aldeões se ajudam mutuamente para realizar trabalhos que seriam difíceis para executar sozinho (Chunichi)
Depois de 20 anos a residência Otsuka recebe novo telhado de palha, na aldeia de Shirakawa (Gifu). Essa atividade trabalhosa é executada em apenas um dia, de acordo com as tradições.
Publicidade
No sábado (12), cerca de 60 pessoas, entre aldeões e parentes da família Otsuka, se empenharam na troca do volumoso telhado de palha. Como a aldeia toda é patrimônio mundial, tudo é executado conforme rezam as antigas tradições.
Os 4 mil maços de palha de uma gramínea especial japonesa vieram da província de Shizuoka. Logo que amanheceu as pessoas se reuniram para iniciar a obra trabalhosa. O yui (結) é uma atividade onde os aldeões se ajudam mutuamente. Baseado nele, removeram o telhado antigo, usando escadarias, e depois se dedicaram a recobrir a casa de 130 anos.
Foram recolocados os 4 mil maços de palha na área de 140 metros quadrados. Depois, com uma agulha de 1 metro de comprimento para “costurar” e fixar as palhas com corda. A casa centenária recebeu o novo telhado chamado de kayabuki, em japonês.
Após o árduo trabalho, no final do dia, a família ofereceu uma refeição preparada em casa, regada a saquê para todos os colaboradores. Assim, encerraram a obra trabalhosa em clima de festa, conforme uma das tradições locais.
Fonte e foto: Chunichi