Umidade: cuidados na cozinha e com alimentos

Na estação chuvosa a umidade chega a 80% e combinada com o calor vem os fungos. Como manter a cozinha e os alimentos seguros.

Cozinha livre dos mofos e segurança dos alimentos na estação das chuvas (Pixabay)

Na estação das chuvas (tsuyu 梅雨) a combinação da umidade com o calor traz inconvenientes da formação de bolores. Saiba quais são os cuidados a tomar para manter a cozinha segura e os alimentos também. Inclusive com dicas para a marmita ou obentô.

Publicidade

Pia livre da umidade

Picas limpas, secas e livres dos fungos que causam bolor

A primeira coisa a fazer é manter a pia constantemente seca. Assim que lavar a louça, secá-la com pano seco. E, depois, secar toda a pia. Essa dica vale também para o banheiro e toalete.

Alguns fungos gostam muito do restinho de sabão e detergente. Por isso, depois de usar e secar a pia, borrife álcool e seque-a novamente. Assim, sua pia fica livre deles.

Para evitar o lodo na boca da pia, lave bem a peneira de resíduos. Pode usar bicarbonato de sódio (4 colheres de sopa) em 1 litro de água ou misturado ao detergente.

Depois seque tudo e coloque umas 3 bolinhas feitas de papel alumínio. Além de evitar a formação de bolor e lodo, ainda evita o mau cheiro. Esta dica é simples, mas preciosa.

3 bolinhas de alumínio na peneira da boca da pia de cozinha evitam lodo e mau cheio na pia

Umidade e mofo

Os armários da cozinha costumam acumular umidade, especialmente os sob a pia. Por isso, pelo menos 1 vez ao dia, com o exaustor ligado, ventile por cerca de 10 minutos.

Se por acaso encontrar um bolor, por menor que seja, retire-o imediatamente com um papel ou pano com álcool. Jamais use o aspirador de pó, pois ele pode ajudar a alastrar os fungos.

O uso do exaustor nessa época é imprescindível. Mesmo depois que desligar o fogão, convém mantê-lo ligado, pois ajuda muito no combate à umidade.

Uma vez ao mês, tudo o que está dentro da geladeira deve ser passado para uma caixa de isopor. Depois, limpa-se o interior com detergente e álcool. No período de calor, lembre-se de ajustar a temperatura para mais gelado.

Trio que ajuda manter tudo higienizado: pano de prato, álcool e bicarbonato de sódio

Alimentos

Nesse período é preciso redobrar os cuidados para não ter intoxicação alimentar. Os pontos a serem verificados são apenas 6. Confira.

  • Lave as mãos com frequência antes de cozinhar
  • Use panelas, tábua de carne e utensílios, principalmente a faca, bem limpos, higienizados com álcool
  • Lave os panos de prato e esponja com água sanitária todos os dias
  • Procure evitar pratos que fiquem aguados. Se for o caso acrescente amido de milho para engrossar o caldo
  • Evite deixar sobra de comida na estação das chuvas e no verão para reaproveitá-la no dia seguinte

Obentô

Se gosta de levar marmita, a recomendação é redobrar os cuidados para evitar intoxicação alimentar. Assim, poderá desfrutar do seu almoço com tranquilidade.

São dicas fáceis de implementar, mas garantem segurança. Veja se já faz isso todos os dias.

Acompanhantes da marmita: ice packs ou 保冷剤 em japonês

  • Depois de lavar bem a marmiteira ou a embalagem do obentô, seque uma vez, borrife álcool e seque bem de novo
  • Para montar a marmita ou obentô procure usar luvas, evitando as mãos nuas e uso de hashi
  • Na marmita coloque um umeboshi (梅干し) sobre o arroz. Ele tem efeito esterilizante. Outros são: mostarda, gengibre, wasabi e shiso
  • Logo depois que os alimentos esfriarem, cubra-os com filme ou com a tampa.
  • Use ice packs (保冷剤 horeizai em japonês) para manter o obentô livre dos fungos e levá-lo com segurança para o trabalho

Caso queira dicas dos dias de umidade para a casa em geral, toque aqui e abra outra matéria. Assim, seus dias de tsuyu ficarão mais tranquilos. Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos.

Fontes: IeLove, Suumo e OceansNadia 
Fotos: Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novos ricos do Japão: mais de ¥100 milhões anuais com criptomoedas

Publicado em 26 de maio de 2018, em Sociedade

Restrito número de pouco mais de 300 pessoas no Japão obteve renda de mais de 100 milhões de ienes com criptomoedas.

O Japão vive o boom das criptomoedas, e os primeiros novos ricos apareceram com a declaração do imposto de renda

A Agência Nacional de Impostos do Japão-NTA divulgou o número dos novos ricos com moedas digitais. Com criptomoedas eles tiveram receita anual superior a 100 milhões de ienes, em 2017.

Publicidade

E essas vão muito além da famosa Bitcoin.

São pelo menos 331 pessoas que apresentaram declaração de imposto de renda do ano passado com valores superiores aos citados acima.

Segundo a Associação de Negócios com Criptomoedas do Japão-JCBA, há no mínimo 3,5 milhões de contas no arquipélago. De acordo com as informações em março deste ano, havia 268 contas com transações acima de 100 milhões de ienes.

“A receita das transações com moeda virtual foi, em geral, declarada corretamente”, apontou a NTA.

O número de pessoas que investe ou negocia com as criptomoedas é estimado em 2 a 3 milhões no Japão, desde a onda que começou no ano anterior.

Criptomoedas

São moedas digitais, para as quais se utilizam tecnologias de blockchain e criptografia a fim de assegurar a validação das transações e criação de novas unidades.

Em 2009 surgiu a Bitcoin, criada por uma pessoa ou grupo com pseudônimo de Satoshi Nakamoto. No cenário global atual há cerca de 1,5 mil tipos de moedas virtuais. Os maiores méritos das criptomoedas são a liberdade de circulação e a independência dos bancos tradicionais.

O mercado da Bitcoin é gigantesco, chegando a movimentar 15 bilhões de dólares por dia, enquanto outras estão ganhando espaço no mundo.

Para entrar nesse universo é preciso estudar sobre elas. Ao digitar a palavra criptomoedas em sites de busca, será possível encontrará artigos, matérias e blogues para conhecê-las e ler os fatos mais recentes. Há inúmeras publicações nas livrarias mundiais.

Fontes: NHK e JCBA

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão