**Atualização às 22h40
O aeroporto em Bali foi reaberto após erupção vulcânica forçar o seu fechamento nesta sexta-feira (29).
“Com base em nossa avaliação, a condição sobre o Aeroporto Internacional Gusti Ngurah Rai está melhorando, então decidimos reabrir as operações (do aeroporto) a partir das 14h30”, disse Sigit Widodo, porta-voz para o Diretório Geral Para Transporte Aéreo.
Sigit disse que o aeroporto de Notohadinegoro em Jember, na Java Oriental, continua fechado após cinzas vulcânicas terem sido detectadas no céu sobre ele.
Ele negou relatos de que o aeroporto de Blimbingsari, em Banyuwangi, também na Java Orinetal, estava fechado, dizendo que nenhum vestígio de cinzas vulcânicas foi encontrado no local.
——————————————————————————————————————————————————————————
O aeroporto internacional na ilha turística indonésia de Bali foi fechado nesta sexta-feira (29) em decorrência das cinzas de uma erupção vulcânica, afetando milhares de viajantes.
A suspensão entrou em vigor às 3h e vai durar até as 19h, quando uma decisão será tomada sobre a extensão do período, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.
A recente erupção do Monte Agung na quinta-feira (28) afetou pelo menos 48 voos da Air Asia, que tem sede na Malásia, e de várias companhias aéreas australianas, como a Jetstar e Quantas.
“Pelo menos 8.334 passageiros foram afetados”, disse Sutopo, frisando que ventos estão carregando cinzas para o sul e oeste.
Outros dois aeroportos, em Banyuwangi e Jember, na Java Oriental, foram fechados no mesmo dia por causa das cinzas.
O Centro para Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos disse que às 6h o vulcão estava expelindo cinzas e gases a uma altura de 2,5Km, com chamas sendo observadas no topo da cratera.
O estado de alerta do vulcão é mantido a 3, em uma escala que vai até 4. Uma área dentro de 4Km do topo da cratera continua sendo designada como zona perigosa.
O Monte Agung, que se estende por mais de 3.000 metros acima do nível do mar, ficou inativo por muito tempo. Contudo, no início de setembro do ano passado, as atividades vulcânicas se intensificaram.
O vulcão entrou em erupção no mês de novembro pela primeira vez em cerca de 50 anos.
Uma erupção do Monte Agung em 1963 deixou 1.549 mortos.
Fonte: Kyodo Imagem: Wikimedia