De acordo com a NHK, um aterro foi levado pela chuva torrencial que caiu durante a noite na província de Gifu, central do Japão, deixando cerca de 80 pessoas isoladas temporariamente.
Condições atmosféricas extremamente instáveis trouxeram chuva forte, principalmente para a região de Hida, entre a noite de quarta-feira (27) e a manhã desta quinta-feira (28).
Um índice pluviométrico de 52 milímetros em uma hora foi registrado entre as 3h e 4h desta quinta-feira em Hagiwara, na cidade de Gero.
Representantes da cidade disseram que parte de um aterro ao longo do Rio Osaka desmoronou e acabou bloqueando uma estrada.
Oitenta e uma pessoas, incluindo visitantes e residentes que estavam em uma instalação de treinamento na área um pouco acima da estrada, ficaram isoladas. O acesso foi restabelecido antes do meio-dia após trabalhos de reparação de emergência.
Também na cidade de Gero, um deslizamento destruiu uma ponte de concreto juntamente com uma tubulação principal, cortando o abastecimento de água a cerca de 60 residências. Até o meio-dia, o fornecimento já havia sido restabelecido.
Na cidade de Mino, um homem de 72 anos que estava pescando ficou ilhado em um banco de areia no meio do Rio Nagara, mas foi resgatado com segurança por um helicóptero.
Todos os alertas de forte chuva e inundação emitidos para a província de Gifu foram retirados logo após as 11h.
Contudo, a agência de meteorologia pede às pessoas na área que fiquem em alerta para enxurradas e rajadas de vento, incluindo tornados.
Fonte e imagem: NHK