Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ um ciclone tropical está ao oeste da ilha Ishigaki (Okinawa), sobre o Mar da China Meridional. Chamado de ovo de tufão em japonês, é possível que se transforme em um até as 9h de sexta-feira (15). Só depois será nomeado e numerado.
A área de baixa pressão atmosférica provocará chuvas intensas, com previsão de raios, em Okinawa e Sakishima.
Segundo o Observatório Meteorológico de Okinawa, ela se sobrepõe à época da maré primaveril. Por isso requer vigilância para desastres como deslizamentos e inundações.
Nesta tarde de quinta-feira (14) foi realizada uma explicação pelo observatório, em Naha, informando que a partir desta data até o dia seguinte Okinawa estará sob ventos fortes. A previsão é de ventos de até 17m/s.
No passado, em 2004, o tufão de número 4 nasceu dessa mesma forma, bem na época da estação das chuvas. É muito difícil ter 3 tufões no mês de junho, pois a média é de 1,7.
Se essa área de baixa pressão atmosférica se transformar em tufão, será o terceiro do mês. O último ano com mais de 2 foi em junho de 2013, com 4. Em 2004 teve o registro histórico de 5.
Fontes: JMA, Ryukyu e Tenki
Imagem: JMA