O autor das obras em madeira, brasileiro, e suas peças sofisticadas (Shizuoka Shimbun e Hinagata Mag)
Um artista brasileiro, autor de obras de utensílios de cozinha em madeira, residente em Tenryu, na cidade de Hamamatsu (Shizuoka), comemora o reconhecimento.
Publicidade
Roberto J. Yuasa, 45, terá seus pratos, garfos e facas, esculpidos a mão, utilizados pelo primeiro restaurante dinamarquês famoso, a ser inaugurado na Ásia.
O famoso chef Thomas Frebel, com formação no Noma, localizado em Copenhagen, Dinamarca, considerado o restaurante com maior fila de espera do mundo, tamanha a fama, foi quem escolheu suas obras. Vale lembrar que já foi considerado várias vezes o melhor restaurante do mundo.
Pois bem, as obras do artista brasileiro, estarão no esperado restaurante Inua, o qual abrirá as portas em 29 de junho, na capital japonesa.
São feitas em madeira resistente à lavagem e não recebem transferência do cheiro dos alimentos, vindas dos Estados Unidos. As suas obras foram descobertas através do Instagram.
Fotos bonitas das peças sofisticadas do artista Roberto J. Yuasa chamaram atenção do renomado chef (pg. do Instagram)
E foi nessa rede social que o artista brasileiro comunicou seu público do desenvolvimento das obras para o Inua, no final do mês de abril. Recebeu cumprimentos de seus fãs e amigos.
Quem é o autor brasileiro
Roberto J. Yuasa é nikkei brasileiro tem 45 anos, nasceu em São Paulo-SP e veio ao Japão em 1990. Trabalhou nas indústrias, se tornou efetivo, mas com a crise de 2008, a empresa mandou os funcionários ficarem em casa.
Autor das obras em madeira no seu ateliê (Shizuoka Shimbun)
Foi quando decidiu trabalhar com madeira, relembrando os tempos em que adorava ajudar o pai. Nas suas mãos um pedaço de madeira se transformava em brinquedo.
A partir de 2008 começou a produzir artesanalmente utensílios domésticos. Depois passou a vender em feiras de artesanato. Mas esse talento foi desenvolvido de forma autodidática, pesquisando matéria-prima e refinando técnicas. Por isso, criou um estilo próprio, reconhecido pela crítica japonesa.
As redes sociais ajudaram a divulgar seu trabalho e, desde então, passou a ser conhecido como artista de obras de utensílios. A madeira de quando era criança, usada como hobby, o transformou em artista. Cada peça produzida tem o calor da madeira, trabalhada com requinte para dar um acabamento fino, sofisticado, uma verdadeira obra de arte. Tem o toque inigualável do artista Roberto do conogu, sua marca.
Para conhecer o trabalho do autor, visite a página conogu, no Instagram.
Fontes e fotos: Shizuoka Shimbun e Hinagata Mag
Fotos: Insta