A fabricante de artigos de higiene Lion desenvolveu um app de smartphone que usa IA- inteligência artificial para medir a intensidade do odor da respiração com base em imagens da língua.
O mau hálito, também conhecido como halitose, pode ser mais que frustrante – ele pode afetar a performance de trabalho da pessoa, principalmente na indústria da hospitalidade. Além disso, pode indicar uma série de condições médicas ocultas.
Dezenas de produtos como chicletes, balas e enxaguantes bucais são comercializados para combater o mal hálito, mas a maioria são medidas temporárias que não tratam a causa do problema.
O app foi desenvolvido em cooperação com a Fujitsu Cloud Technologies e a empresa de telefonia móvel MTI.
A causa principal do mau hálito é a bactéria que cresce na superfície da língua. A Lion reuniu dados sobre a correlação entre a quantidade de bactéria relacionada à halitose e o odor da respiração usando a IA. Esses dados permitem a medição da intensidade do odor através da análise de imagens que mostram as condições da língua.
O app avalia a intensidade do odor em três níveis, e os usuários podem ver facilmente o histórico das avaliações nele.
Ele será fornecido primeiramente ao setor de serviços, onde funcionários estão sempre preocupados com o hálito ao atender clientes. As indústrias específicas incluem hotéis, restaurantes e companhias aéreas. A Lion está planejando tornar o app disponível para o público em geral após decidir sobre o preço de venda.
Em pesquisa realizada por uma empresa, 68% dos entrevistados disseram que não tinham confiança em seus métodos de prevenir o mau hálito. Em outra separada, conduzida através da mídia social, 65% dos que participaram disseram que queriam alguém para verificar o odor de seus hálitos. Os resultados mostraram uma demanda potencialmente alta para um app de avaliação de odor.
Fonte: Nikkei Imagem: banco de imagens