A Polícia da Província de Kanagawa anunciou a contratação de um terapeuta ocupacional, a partir desta sexta-feira (1.º) para o Centro de Habilitação, em tempo parcial.
O motivo de contratar esse profissional é que em meio a acidentes de trânsito provocados pelos motoristas idosos, o terapeuta ocupacional poderá oferecer conselhos precisos sobre a condução do veículo.
Outro motivo é o aumento de consultas por parte das pessoas com idade avançada e com deficiência. O profissional poderá contribuir, de forma delicada, no apoio para que essas pessoas possam realizar as tarefas necessárias no cotidiano.
Segundo a polícia, o centro já dispõe de outros profissionais como enfermeiro e profissional da saúde pública. Mas a contratação do terapeuta ocupacional é inédita no Japão.
Ele atenderá todos os domingos e mais um dia da semana, no balcão de consultas. Além de examinar a capacidade de dirigir, exercerá funções importantes em relação aos motoristas com idade igual ou acima de 75 anos que irão renovar a carta de habilitação. Baseado no resultado do teste das funções cognitivas poderá dar aconselhamentos. Também poderá sugerir a devolução da carteira de motorista.
Pacientes que se encontram em fase de reabilitação depois de ter se recuperado de um AVC, por exemplo, e que queiram voltar a dirigir, poderão receber sugestões valiosas.
Fonte: Sankei
Foto: SpeedIhan