O Japão tem se tornado o principal mercado para produtos “aquecidos-não-queimados” (HNB – heat not burn) que emitem menos fumaça e odor em relação aos cigarros convencionais (imagem ilustrativa/banco de imagens)
A Japan Tobacco está determinada a reduzir os preços de seus produtos de tabaco aquecido na próxima semana após uma medida similar realizada pela maior rival, a Philip Morris International, sinalizando uma competição aumentada no emergente mercado do Japão para cigarros alternativos.
Publicidade
O Japão, onde cigarros eletrônicos regulares com líquidos ligados à nicotina são efetivamente proibidos, tem se tornado o principal mercado para produtos “aquecidos-não-queimados” (HNB – heat not burn) que emitem menos fumaça e odor em relação aos cigarros convencionais. O país conta por mais de 90% do mercado de 5 bilhões de dólares do setor HNB, de acordo com a Euromonitor.
Inicialmente as fabricantes de tabaco tiveram dificuldade para manter a forte demanda enquanto elas introduziam produtos HNB em limitados mercados japoneses há alguns anos. Contudo, desde então, elas aumentaram a produção e agora os investidores estão preocupados com uma lentidão no crescimento.
A Japan Tobacco disse que reduziria o preço de seu aparelho Ploom TECH de 4.000 para 3.000 ienes, programado com o início oficial das vendas a nível nacional na segunda-feira (4).
A empresa, enquanto participante dominante no mercado de cigarros do Japão com uma participação de 60%, tem ficado atrás de rivais na categoria HNB. A Philip Morris, que foi a primeira a começar a vender produtos HNB no arquipélago em 2014, afirma que o IQOS (lê-se aicos) tem uma participação de 16.8% no mercado total do Japão, incluindo cigarros convencionais.
A Philip Morris disse que reduzirá o preço de seu aparelho de tabaco aquecido IQOS em cerca de 30%, para 7.980 ienes a partir de 1º de junho. Ela disse que a mudança foi designada a encorajar mais fumantes que estão considerando deixar os cigarros convencionais.
A British American Tobacco PLC começou a vender seu aparelho “glo” ao preço de 2.980 ienes no início deste mês como uma oferta limitada que vai até dezembro. O preço normal é de 5.980 ienes.
Em abril, a Philip Morris registrou um crescimento mais fraco que o esperado nas vendas de seus aparelhos IQOS no Japão no primeiro trimestre, levando a uma queda no valor das ações da companhia.
Autoridades da indústria, no entanto, ainda veem crescimento à frente, com a Japan Tobacco prevendo que os produtos HNB contem por 23% do mercado total de tabaco do Japão em 2018, cerca do dobro de 12% do ano passado.
Veja mais: Cigarro aquecido mudou a vida dos fumantes da comunidade
Fonte: Agência Reuters
Imagem: Banco de imagens