Os mapas digitais levam as pessoas para onde quiserem, em qualquer parte do mundo. Basta ter um computador, laptop, tablet ou smartphone. Simples assim.
Agora, imagine uma pessoa dos séculos passados querendo viajar de Tóquio a Kyushu, por exemplo. Além da bússola, como ela faria para encontrar os locais desejados? Certamente usava um mapa, mesmo não tão preciso quanto os digitais da atualidade.
A verdade é que hoje é inimaginável uma pessoa se orientar por um mapa do país, de papel. Ainda mais medindo apenas 120 x 60 cm.
Raridade: mapa mais antigo do Japão
Mas era assim na antiguidade. Foi encontrado um mapa de séculos anteriores, do Japão, dentre as peças de um colecionador de antiguidades. Ele é de Fukuchiyama (Hiroshima) e cedeu para o Museu de História da cidade.
Nesse mapa original estão desenhadas as províncias do Japão da época, exceto Hokkaido. Tem também assinalado nessa folha os locais importantes, como portos e cidades. O mapa foi confeccionado em uma folha de papel do tipo washi.
O representante do Museu de História da Província de Hiroshima anunciou nesta sexta-feira (15) que se trata do mapa mais antigo do Japão, encontrado inteiro.
Foi reconhecido como sendo de meados do século 14. Até então, já foram encontrados outros mapas, mas não inteiros, e também não com o mesmo estado de conservação como esse apresentado.
Fonte e foto: Sankei
Foto ilustrativa: Pexels