A Tailândia executou seu primeiro prisioneiro desde 2009, disse o Departamento de Correção na terça-feira (19), uma ação que o grupo de direitos humanos da Anistia Internacional condenou como um esforço “profundamente desencaminhado” de reduzir crimes.
Theerasak Longji, de 26 anos, foi executado por injeção letal na Prisão Central de Bang Kwang, ao norte de Bangkok, na segunda-feira (18). Ele foi considerado culpado pelo assassinato de um adolescente de 17 anos em 2012, disse o departamento.
Ele foi a 11ª pessoa a ser executada por injeção letal desde 2003, quando a Tailândia introduziu o método para substituir a execução por fuzilamento. Antes do dia 18 de junho, as últimas pessoas executadas foram dois tailandeses traficantes de drogas em 2009.
A Tailândia tem uma das prisões mais lotadas da Ásia, com a maioria dos internos presos por crimes relacionados a drogas.
De acordo com dados do Departamento de Correção, a Tailândia tem 361.030 prisioneiros dos quais 520 estão no corredor da morte.
A pena de morte pode ser aplicada a 35 crimes na Tailândia, incluindo assassinato e tráfico de drogas.
Fonte: Asahi Imagem: Banco de imagens