Um dos vulcões mais ativos da América Central entrou em erupção no domingo (3), emitindo explosões de rocha derretida que deixaram pelo menos 25 mortos e 20 feridos, enquanto uma alta coluna de fumaça cobriu vilas próximas com cinza pesada.
Sergio Cabanas, da entidade coordenadora de desastres naturais, disse que um número indeterminado de pessoas estavam desaparecidas após a erupção do vulcão Fuego, que está localizado a cerca de 44 quilômetros da cidade da Guatemala.
Cabana disse que quatro pessoas, incluindo um oficial da agência de desastres, morreram quando a lava incendiou uma casa na vila de El Rodeo e duas crianças perderam a vida queimadas enquanto estavam em uma ponte vendo a segunda erupção do vulcão neste ano.
David de Leon, porta-voz para a agência de desastres, disse que as autoridades já evacuaram cerca de 300 pessoas de áreas próximas ao vulcão.
As cinzas estavam cobrindo a área da cidade da Guatemala, assim como os departamentos de Sacatepequez, Chimaltenago e Escuintla, que estão localizados na área central e sul da cidade em volta do vulcão. Ruas e casas estavam cobertas de cinzas na vila colonial de Antigua.
A Direção da Aeronáutica Civil anunciou que o Aeroporto de La Aurora foi fechado devido ao perigo que cinzas vulcânicas representam aos aviões.
O pico do vulcão fica a uma altura de 3.763 metros acima do nível do mar.
Fonte: Mainichi Imagem: BBC