Mar agitado em Okinawa no domingo, 1 de julho (New TBS)
O tufão Prapiroon trouxe chuva e ventos fortes para a província de Okinawa e, até amanhã desta segunda-feira (2), havia deixado quatro pessoas feridas, divulgou a Kyodo.
Publicidade
Desde o meio-dia desta segunda-feira, o 7º tufão da temporada estava localizado a 160Km ao norte de Kumejima, no Mar do Leste da China. Com uma pressão atmosférica de 965 hPa e ventos de até 180Km/h, ele estava se movendo par o norte em direção a Kyushu com velocidade de 20Km/h, de acordo com a agência de meteorologia.
A agência prevê que o tufão se moverá na direção nordeste no Mar do Japão após se aproximar de Kyushu, possivelmente trazendo chuva pesada para uma ampla área no oeste do arquipélago principal.
Nas 24 horas até o meio-dia de terça-feira (3), partes do sul de Kyushu poderão ser atingidas por 300mm de chuva, enquanto a parte norte de Kyushu, Shikoku e Okinawa também terão forte precipitação. Ventania intensa afetará Kyushu e as ilhas tropicais de Amami e de Okinawa até a terça-feira.
A agência de meteorologia alerta para deslizamentos, forte ventania e inundações.
No final de domingo (1º) em Okinawa, um bombeiro sofreu uma fratura no dedo do pé após ser atingido por um pedaço de concreto enquanto ele e outros estavam tentando evitar que o telhado de uma casa fosse levado pelo vento, na cidade de Chatan.
Uma funcionária de 70 anos de uma unidade de saúde cidade de Uruma sofreu ferimentos nos dedos quando sua mão ficou presa na porta que bateu repentinamente com a força dos ventos na manhã desta segunda-feira, enquanto outras duas pessoas ficaram feridas após terem sido derrubadas pela ventania.
Em um ponto, cerca de 130 pessoas em Okinawa foram evacuadas, de acordo com o governo da província.
Fonte: Kyodo
Imagem: News TBS