O número de crimes registrados no Japão continuou caindo no primeiro semestre de 2018 para um nível não visto no período pós-guerra, devido principalmente a taxas em queda de roubos, mostraram dados preliminares da polícia nesta quinta-feira (19).
O total situou-se a 398.615 crimes, queda de 52.054 em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a NPA- Agência Nacional de Polícia.
O ritmo de declínio foi mais rápido do que quando o número em 2017 atingiu o nível mais baixo desde o final da 2ª Guerra Mundial em uma base de ano completo.
Roubos contaram por mais de 70% de todos os crimes registrados, mas estavam em queda, aparentemente graças à proliferação de câmeras de segurança.
Contudo, o número de crimes sexuais relatados aumentou nos seis primeiros meses. O aumento ocorre após o código penal ter sido revisado em julho do ano passado a fim de eliminar uma exigência de que a vítima deve apresentar uma queixa para que o caso de estupro ou abuso sexual possa ser processado.
A revisão também ampliou a definição de estupro para incluir vítimas do sexo masculino.
Os dados também mostraram que a polícia teve que lidar com muitos crimes que visavam crianças e casos de fraude envolvendo métodos cada vez mais sofisticados.
Fonte: Mainichi Imagem: Banco de imagens