O calor intenso continua cobrindo o Japão, com os termômetros marcando temperaturas acima de 35ºC em muitas áreas antes do meio-dia desta terça-feira (31).
De acordo com a AMJ- Agência de Meteorologia do Japão, um sistema de alta pressão e céus claros são a causa do calor. No Mar do Japão, um fenômeno conhecido como efeito foehn está intensificando as altas temperaturas.
Até as 11h30 desta terça-feira, as temperaturas haviam aumentado para 36.3ºC em Oda (Shimane) e 35.3ºC em Fukuchiyama (Quioto), Toyooka (Hyogo) e Tottori (província homônima). Todas são províncias perto do Mar do Japão, no oeste do arquipélago.
A previsão de temperaturas máximas para esta terça-feira era de 38ºC na cidade de Tottori e 37ºC em Aizu-Wakamatsu (Fukushima).
A agência pede às pessoas que tomem bastante água e usem os aparelhos de ar-condicionado para manter o ambiente fresco.
De acordo com a Agência de Gestão de Desastres, cerca de 13 mil pessoas foram hospitalizadas na semana até o domingo (29), das quais 39 morreram.
Mais de 57.500 pessoas já foram encaminhadas a hospitais neste ano com sintomas de insolação, ultrapassando o número para o 2017 inteiro.
Fonte: NHK Banco de imagens