Dois cidadãos britânicos estão em estado grave após terem sido envenenados por um agente nervoso na parte sul do país, informou a polícia de Londres no final de quarta-feira (4).
O casal, Dawn Sturgess de 44 anos e Charlie Rowley de 45, foi hospitalizado em Amesbury, que fica a cerca de 10Km de Salisbury, onde um ex-agente russo e sua filha foram envenenados em março.
De acordo com a polícia de Londres, o agente nervoso ao qual o casal britânico foi exposto era o Novichok, a mesma substância usada no ataque de março. Não houve evidência mostrando que os dois eram visados, disse um oficial antiterrorismo.
O casal visitou lugares perto de onde o ataque de março ocorreu um dia antes de serem hospitalizados, disse o The Guardian, salientando que eles podem ter sido expostos a resíduos no local.
Os dois foram levados de casa ao hospital em 30 junho. Inicialmente, a polícia havia suspeitado que eles poderiam estar usando uma droga ilícita.
No ataque de março, o ex-agente russo Sergei Skripal e sua filha Yulia foram hospitalizados em estado grave após terem sido expostos ao Novichok através da maçaneta da porta da casa de Skripal.
Autoridades britânicas suspeitam que a Rússia estava por trás do envenenamento, mas Moscou negou qualquer envolvimento.
O incidente levou alguns países no ocidente e a Rússia a expulsarem vários diplomatas do país de cada um.
Fonte: Kyodo Imagem: News TBS, BBC