O tufão Nº12, Jongdari, poderá ganhar força renovada enquanto se desloca sobre mares aquecidos ao sul de Kyushu, e vire para o oeste em 1º de agosto.
O Jongdari poderá ganhar força renovada enquanto se desloca sobre mares aquecidos ao sul de Kyushu, e vire para o oeste em 1º de agosto (Weathernews)
O tufão Jongdari continua levando perigo ao sudoeste do Japão com chuva extremamente forte e potenciais deslizamentos, enquanto a previsão é de que a tempestade continue na área em torno de Yakushima, ao sul de Kyushu, informou a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.
Publicidade
Vinte e quatro pessoas já ficaram feridas por causa do tufão após ele avançar em terra na província de Mie na madrugada de domingo (29).
O Jongdari, o 12º tufão do ano, estava a 80Km a oeste-noroeste de Yakushima desde as 9h desta segunda-feira (30), após ele ter passado pela costa de Kyushu na noite anterior.
A tempestade continua se deslocando para o sul a uma velocidade de 20Km/h, registrando pressão de 994 hectopascais em seu centro e carregando ventos com velocidade máxima de 18m/s (64Km/h) perto de seu olho.
De acordo com a estimativa da AMJ, o Jongdari poderá ganhar força renovada enquanto se desloca sobre mares aquecidos ao sul de Kyushu, e vire para o oeste em 1º de agosto.
O índice pluviométrico total nas 24 horas até as 6h de terça-feira (31) poderá chegar a 250mm em partes de Shikoku, 200mm no norte e sul de Kyushu, 120mm na região de Amami e 100m na região Tokai ao longo da costa de Honshu.
Enquanto isso, temperaturas escaldantes têm atingido áreas na central e oeste do Japão após a passagem do tufão. A alta para 30 de julho na cidade de Fukui (província homônima) poderia atingir 37ºC. Já nas cidades de Otsu (Shiga) e Osaka, a previsão era de 35ºC.
Fonte: Mainichi
Imagem: Weathernews