Chuva extremamente pesada em Gero provocou cheia no rio e parte da população recebeu alerta para evacuação (CBC TV)
O tufão número 7 se transformou em ciclone extratropical por isso as chuvas continuam e extremamente pesadas em ampla área. Por causa disso a Agência de Meteorologia do Japão pede à população para ficar atenta aos avisos e alertas.
Publicidade
Logo cedo, por volta das 7h parte dos residentes de Gero (Gifu) receberam alerta para evacuação por conta do índice pluviométrico de 119mm nas últimas 24 horas, até as 7h desta quinta-feira (5).
Às 8h a prefeitura de Kobe (Hyogo) emitiu alerta para 40.550 famílias, total de 103.550 pessoas, ficarem atentas aos preparativos para evacuação. São áreas vulneráveis ao deslizamento por causa da chuva pesada.
Residentes próximos ao Rio Amano, em Maibara (Shiga) também receberam alerta de manhã sobre o risco de enchente.
Em Ibaraki (Osaka) 9.234 famílias, ou 21.318 pessoas, que moram próximas a áreas de risco de deslizamento receberam aviso de evacuação às 7h55. Da mesma forma, às 8h55, parte da população de Hirakata também recebeu o mesmo alerta, alvo de 2.748 pessoas. Mais tarde foram as prefeituras de Takatsuki e Mino a emitirem alerta para evacuação pelo risco de deslizamento. A cidade de Takatsuki foi fortemente atingida pelo terremoto de intensidade 6 no mês passado.
Chuvas pesadas prosseguem até domingo
Foto: CBC TV
Na província de Quioto, o bairro Saikyo da capital, as cidades de Nagaokakyo e Hachiman também estão sob o risco de deslizamentos. As cidades deram ordem de evacuação para parte dos residentes.
A prefeitura de Aki (Kochi) emitiu alerta para parte da população se preparar para a evacuação.
Até a manhã de sexta-feira a previsão é de 350mm de índice pluviométrico na parte sul de Kansai.
Na região Tokai não é diferente. As previsões são de 400mm em Gifu, 250mm em Aichi e 150mm em Mie. Estima-se que as chuvas pesadas prossigam até domingo (8).
A AMJ pede à população que fique atenta aos riscos de enchente, inundação e deslizamento.
Fontes: AMJ, JNN, NHK e CBC TV
Fotos: CBC TV