O último eclipse lunar foi visto em 31 de janeiro deste ano. O próximo será em maio de 2021, portanto, se puder, a chance é esse eclipse.
No Japão a lua cheia se alinha com a Terra e o Sol antes do amanhecer de sábado (28). E tem algo de especial neste eclipse: Marte será visível à esquerda da lua, com sua aproximação da Terra, 15 anos depois.
Para apreciar o fenômeno há duas escolhas: não dormir e esperar pelo horário ou levantar da cama bem mais cedo.
De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, o eclipse parcial terá início às 3h24 e às 4h30 a lua estará com cor avermelhada, até às 6h14, horário de Tóquio. Mas como o dia amanhece, a luz solar será impedimento para ver o fenômeno até o fim.
Ao contrário do eclipse solar não é preciso usar óculos de proteção. Se tiver binóculos será útil.
Eclipse lunar: de onde será possível ver?
Os melhores locais para observar todo o movimento e com clareza são os extremos: Okinawa e Hokkaido, além de uma parte de Kyushu.
Outras regiões que oferecem boa visibilidade são Kyushu, Shikoku, Chugoku e Tohoku. Como há nuvens sobre essas regiões, é possível que o eclipse possa ser visto parcialmente. Veja as províncias em amarelo.
Nas demais regiões seria possível observar, mas com o tempo fechado, pode se tornar um impedimento. São as províncias em cinza na ilustração. Se as nuvens derem espaço há chance.
Fontes e imagens: Asahi e Weather News