Fotógrafo Kiyotaka Kitajima, de Tóquio, obteve uma foto perfeita do fenômeno do amor eterno (via Okinawa Times)
Quando o sol se põe na linha do horizonte e em condição climática favorável, ou no amanhecer, é possível contemplar esse raro fenômeno chamado raio verde.
Publicidade
Aparece cobrindo a área da circunferência do sol que seria vermelha e dura poucos segundos. Muitos podem subestimar o fenômeno achando que estão vendo uma ilusão de ótica. No entanto, é real. Em geral tem cor verde esmeralda ou tons azulados de verde.
Raio verde em Okinawa
Kiyotaka Kitajima, 51, japonês e fotógrafo de Tóquio, eternizou o fenômeno com sua máquina. Ele flagrou o sol verde em 27 de junho em Ishigakijima (Okinawa). “Fazia tempo que não obtinha uma foto tão nítida”, comemorou. A foto foi cedida para o Okinawa Times e publicada na segunda-feira (2).
Segundo o fotógrafo, o sol se escondia atrás das nuvens, mas no instante em que ficou na linha do horizonte foi possível observar o fenômeno do raio verde, exatamente às 19h35.
Ele se encontrava em uma colina esperando por essa oportunidade. “Desta vez não desisti quando o sol era coberto pelas nuvens. Esperei e valeu a pena. Agora quero registrar o raio verde de um amanhecer”, declarou animado.
Segundo a revista Super Interessante “é possível ter uma ideia das condições favoráveis ao seu aparecimento: os dois fatores dominantes são a limpidez da atmosfera e a distância do observador com relação à linha do horizonte”.
Parece que o fotógrafo de Tóquio encontrou essa condição favorável.
Segundo o autor Júlio Verne, francês, quem vê o raio verde terá o amor perfeito.
Fontes: Okinawa Times e Super Interessante