Governo instala centro de resposta a desastres na emergência

Em razão das consequências da chuva intensa e intermitente desde quinta-feira, o governo instalou um centro de resposta a desastres na situação de emergência.

Resgate das pessoas no segundo andar do hospital inundado e cheia do rio, ambos em Kurashiki, Okayama (Sankei)

Às 8h deste domingo (8) o primeiro-ministro Shinzo Abe convocou ministros e demais autoridades do governo para a instalação do centro de resposta a desastres na emergência.

Publicidade

Foi a primeira reunião da sede central de resposta onde Abe deu as ordens. “Atendendo às mudanças da situação, de modo a melhorar a prontidão das forças de resgate de forma flexível, desejo que continuem com força total nos resgates para salvar as vidas e encaminhar as pessoas para os abrigos”, disse na abertura.

Abe convocou ministros e diretores das agências do governo para instalação do centro de respostas a desastre, em situação de emergência (JNN)

As atividades de socorro estão sendo realizadas com uma tropa de 54 mil integrantes. Considera reforçar ainda mais dependendo da situação.

“Continuarei nos esforços integrados com os ministérios e agências do governo para os levantamentos da situação dos danos”, declarou Yoshihide Suga, secretário-chefe de gabinete, logo após a reunião, em relação à postura do governo diante da recuperação dos locais atingidos.

Itsunori Onodera, ministro da defesa, também se pronunciou informando que 2,3 mil integrantes da Força de Autodefesa já estão em atividade nas áreas afetadas. Eles vêm auxiliando nas atividades de resgate das vítimas desaparecidas nos locais isolados.  

Ministro Onodera com a Força da Defesa Civil em ação e preocupação em levar água para a população das áreas afetadas (NHK)

Além deles mais 21 mil integrantes estão preparados para a integração imediatamente, para o suporte ao cotidiano das vítimas. “Há cortes no abastecimento de água, por isso, quando as chuvas cessarem e esquentar, estamos preparados para dar suporte vital com fornecimento de água e banho para as populações das regiões afetadas”, declarou.

A instalação do centro de resposta a desastres na emergência pelo governo ocorrida anteriormente foi quando da ocorrência do terremoto de Kumamoto em abril de 2016.

Fontes e fotos: JNN, Sankei e NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gifu: alertas de chuva torrencial e cuidados com desastres naturais

Publicado em 8 de julho de 2018, em Informações

Ocorreu um acidente fatal por conta da inundação em Gifu. A AMJ atualizou o alerta de chuva torrencial para a província. Saiba mais.

Por volta das 2h o Rio Tsubo transbordou e causou inundação em Seki, imagem feita por volta das 7h (CBC TV)

O Rio Tsubo, EM Seki (Gifu), transbordou e 9 casas ficaram inundadas por volta das 2h deste domingo (8), sem vítimas.

Publicidade

Rio Tsubo, em Seki, transbordou e o veículo kei ficou preso entre os sedimentos (Asahi)

O índice pluviométrico em Gujo passou de 1.000mm até esta manhã. Em várias outras cidades foram registradas chuvas históricas. Com isso aumentam os riscos de deslizamento, transbordamento dos rios, enchentes e inundações.

As autoridades municipais emitiram alerta de evacuação para 66.373 domicílios, no total de 173.012 pessoas.

Alerta de risco de deslizamentos

Foi emitido alerta de risco de deslizamentos em 19 cidades/vilas: Gifu, Ogaki, Yamagata, Kakamigahara, Tarui, Ibigawa, Ikeda, Nakatsugawa, Ena, Seki, Mino, Minokamo, Kani, Gujo, Tomika, Hichiso, Yaotsu, Mitake e Gero.

Para os residentes de Gifu a recomendação é evitar passar pelas encostas e locais de risco. Por favor, fique atento aos avisos dados pela cidade ou bairro para garantir sua segurança.

Parte da estrada destruída pela enchente e ponte ficou intransitável por conta dos entulhos, em Fujinobo, Seki (Asahi)

Às 14h10 a AMJ cancelou o alerta especial para a chuva torrencial na província. Mas manteve os alertas para os cuidados com deslizamentos e inundações. Algumas cidades ainda poderão receber chuva intensa, como em Toki, Kaizu, Yoro, Sekigahara, Mizunami e Sakahogi. E há previsão de trovoadas.

Motorista foi encontrado morto no carro caído no canal em Seki (Asahi)

Acidente fatal

Os bombeiros que patrulhavam a área encontraram uma minivan caída em um canal nas proximidades de Uenosu Onsen, Kanosuke, na cidade de Seki (Gifu), por volta das 11h deste domingo (8).

O carro estava submerso e um homem idoso foi encontrado dentro do carro. A morte foi confirmada no local.

Bombeiros estimam que ele pode ter caído acidentalmente por causa da enchente do rio que inundou a área.

Fontes: Asahi, AMJ, CBC e Tokai TV 
Fotos: CBC TV e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!