Em todo o país 3.473 pessoas foram socorridas com suspeita de hipertermia em uma semana segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações. Dentre elas 1.170 precisaram de internação curta, com quadro moderado. Mas 81 delas apresentaram sintomas graves, requerendo internação superior a 3 semanas.
A divulgação foi feita na terça-feira (3), com dados coletados no período de 25 de junho a 1.º deste mês. As mais afetadas são pessoas com idade superior a 65 anos, com 53% dos casos.
Esse número mostra que quintuplicou o número de socorridos por insolação e hipertermia. Na semana anterior o número foi de 667 pessoas.
Mortes por hipertermia
Este verão o calor está mais intenso. Por conta disso, o número de pacientes deste ano comparado com o ano anterior é de 2,8 vezes maior.
Já foram constatadas 3 mortes nesse período, em Fukushima, Osaka e Hyogo.
Em Fukaya (Saitama) foi constatada uma morte por hipertermia, na terça-feira. Um idoso, 76 anos, foi encontrado caído em sua casa, por volta das 20h40 de segunda-feira (2). A esposa ligou para a ambulância mas acabou morrendo no hospital.
A agência recomenda ingerir bastante água, descansar bem, ligar o ar-condicionado ou ventilador e procurar por locais frescos. Saiba tudo sobre insolação e hipertermia tocando aqui para abrir a matéria.
Fontes: ANN e Asahi
Foto e imagem: AETC e ANN