Um total de 82 acidentes de carros registrado no Japão no ano passado foi causado por mau funcionamento de freios automáticos, informou o ministério dos transportes na terça-feira (3).
O ministério, que compilou tais dados pela primeira vez, disse que um dos acidentes foi fatal, frisando que houve 340 relatos de problemas em freios automáticos no ano de 2017.
Dos 340 problemas relatados, 88 foram relacionados a sistemas de frenagem que não funcionaram de forma apropriada e 249 envolveram os sistemas se ativando de forma inesperada, de acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.
O Japão realizou esforços para que carros de passageiros fossem equipados com sistemas de freio automático para reduzir os acidentes. Contudo, os dados sugerem que eles ainda não são perfeitos em termos de segurança no tráfego.
Os sistemas foram instalados em 66,2% dos carros de passageiros fabricados em 2016, alta de 4,3% em 2012, de acordo com o ministério.
Freios automáticos usam um sistema de radar para detectar e monitorar veículos e outros objetos à frente e podem alertar o motorista ao perigo de uma colisão antes dos freios serem aplicados automaticamente.
O ministério lançou um vídeo em abril para alertar os motoristas que os sistemas de freio automático nem sempre funcionam de forma apropriada e têm limitações técnicas sob certas condições, incluindo quando está chovendo e escuro, ou se o veículo está viajando a altas velocidades.
Fonte: Japan Today, Kyodo imagem: arquivo Portal Mie