O Japão não é o único país a enfrentar temperaturas escaldantes.
A Coreia do Sul também registrou temperaturas altas recordes, enquanto ondas de calor estão atingindo países nórdicos e os EUA, causando estiagem e outras consequências.
As altas temperaturas durante o dia na Coreia do Sul chegaram a 39,9ºC na província sul de Gyeonsang do Norte e 35,7ºC em Seul. A temperatura baixa durante a madrugada foi de 29,9ºC, a maior para o período desde o início dos registros.
A mídia sul-coreana informou que alguns trechos de trilhos de trem ficaram muito quentes, com temperaturas acima de 60ºC, e que as velocidades foram limitadas para menos de 70Km/h por segurança.
A Suécia teve temperaturas acima de 30ºC na semana passada.
O nível está cerca de 10 graus acima da média de temperatura alta para julho. O clima quente causou uma grave estiagem e também incêndios florestais. O governo sueco pediu a equipes do corpo de bombeiros da França, Alemanha e de outros países para ajudar a extinguir o fogo.
Dias quentes perigosos continuaram nas áreas oeste e sul dos EUA. Os termômetros atingiram os 52ºC em Death Valley, na Califórnia, em 8 de julho.
Alguns municípios nos EUA disponibilizaram abrigos para aqueles que não têm aparelhos de ar-condicionado em casa, visto que houve casos de pessoas morrendo em decorrência de insolação.
Fonte e imagem: NHK