População japonesa diminui pelo 9º ano consecutivo

Somente seis das 47 províncias do Japão tiveram crescimento populacional.

A população japonesa em geral continua caindo, mas na capital, Tóquio os números continuam crescendo (imagem ilustrativa)

De acordo com o Ministério de Assuntos Internos, a população do Japão, a contar de 1º de janeiro deste ano, era de 125,2 milhões de pessoas, mas vem caindo desde 2009, quando atingiu o pico.

Publicidade

No ano passado houve 374 mil pessoas a menos, a maior queda desde 1968, quando a pesquisa teve início. O declínio atingiu sua margem mais alta pelo 4º ano consecutivo.

O número de nascimento no ano passado foi o mais baixo desde 1979, situando-se a 948 mil.

Somente seis das 47 províncias do Japão tiveram crescimento populacional – Tóquio, Saitama, Kanagawa e Chiba – na região Kanto, assim como Okinawa e Aichi.

Tóquio registrou um crescimento populacional de cerca de 70 mil, para mais de 13 milhões, sendo o 22º ano consecutivo de aumento.

Já a população de Hokkaido teve uma diminuição de 34.800 pessoas, a maior queda dentre as províncias pelo 6º  ano consecutivo.

Estrangeiros com residência no Japão somaram 2,49 milhões, o maior número desde 2013, quando o ministério começou a compilar tais dados.

Fonte: NHK
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cerimônia que marca 73 anos da bomba atômica terá participação de 87 países

Publicado em 12 de julho de 2018, em Sociedade

A bomba atômica destruiu toda a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945, tirando a vida de aproximadamente 140 mil pessoas até o final daquele ano.

Cúpula da Bomba Atômica (arquivo/Portal Mie)

Representantes de 87 países e da União Europeia planejam participar da cerimônia memorial de 2018, em 6 de agosto, para marcar o 73º ano do bombardeio atômico sofrido por Hiroshima, disseram autoridades na quarta-feira (11).

Publicidade

Dentre as potências nucleares mundiais, a Grã Bretanha, França e Rússia enviarão seus representantes, mas a China não planeja fazer o mesmo. Os EUA ainda vão esclarecer a sua posição, de acordo com autoridades.

Paquistão e Israel, Estados de energia nuclear de fato, também participarão da cerimônia, enquanto Myanmar e Turquia enviarão seus representantes ao evento pela primeira vez.

A cidade de Hiroshima convidou 157 países e a União Europeia para participar na cerimônia deste ano, a partir das 8h, no Parque Memorial da Paz em 6 de agosto. O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, fará uma declaração de paz.

A ocasião ocorrerá em meio a expectativas para que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear, visto que ela concordou com o Sul e os EUA em trabalhar para a desnuclearização da península coreana.

A Coreia do Sul será representada na cerimônia, mas o Norte ainda precisa decidir se vai enviar seu representante, de acordo com a cidade.

A bomba atômica lançada do Enola Gay, bombardeiro dos EUA, destruiu toda a cidade de Hiroshima às 8h15 de 6 de agosto de 1945, tirando a vida de aproximadamente 140 mil pessoas até o final daquele ano. A idade média de sobreviventes excedeu 82.

Fonte: Mainichi
Imagem: arquivo Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!