O forte tufão n.º 12 faz um curso raro e deverá atingir em cheio a região Tokai, depois outras áreas (Tenki)
O forte tufão número 12 mantém sua energia e deverá fazer um percurso raro, atingindo em cheio a região Tokai, especialmente a província de Mie, neste sábado (28). A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta para os riscos de desastres naturais. Ao perceber que a situação está difícil recomenda deixar a residência e procurar abrigo.
Publicidade
O tufão Jongdari avança para o norte-noroeste a 220 km do mar de Hachijojima das Ilhas Izu, a uma velocidade de 45 quilômetros por hora.
O centro da pressão atmosférica é de 970hPa, a velocidade máxima do vento é de 35m/s próxima ao centro e velocidade máxima instantânea do vento é de 50m/s. Provoca ventos de mais de 25m/s ao seu redor.
O percurso estimado é de que se aproxime das Ilhas Izu no final da tarde para o começo da noite. Depois disso, mantendo sua força, deverá cobrir a região Tokai, tarde da noite deste sábado ou de madrugada (até 3h de domingo).
Como ele avança por um curso incomum, ao oeste, provocará violentas rajadas de vento e chuvas igualmente incomuns, torrenciais.
Portanto, em Tokai a previsão é de chuva torrencial de até 80mm em 1 hora.
Chuvas torrenciais
As previsões do índice pluviométrico até a tarde de domingo (29), em 24 horas, são de:
- 400mm de chuva em Kanto e Tokai
- 300mm nas Ilhas Izu e Shikoku
- 200mm em Kansai e Chugoku
- 150mm em Hokuriku e Tohoku
Mas, esse tufão tem mais uma peculiaridade. Poderá fazer com que as chuvas continuem mesmo tendo passado. Por isso, da tarde de domingo para a tarde de segunda-feira (30), ainda continua a previsão de chuva:
- 200 a 300mm: norte de Kyushu
- 100 a 200mm: Shikoku e Chugoku
Portanto, as regiões afetadas pela chuva torrencial e histórica no oeste do país devem intensificar os cuidados com desastres naturais.
Forte tufão número 12 (NHK)
Violentas rajadas de vento
O tufão n.º 12 provoca violentas rajadas de vento. A previsão para o domingo (29) é de:
- 35m/s nas Ilhas Izu, Tokai e Kinki, podendo chegar a 50m/s
- 30m/s em Kanto, podendo chegar a 45m/s
- 25m/s em Shikoku e Chugoku, podendo chegar a 35m/s
Só para ter uma ideia da violência do vento 50m/s é igual a 180Km/h.
Maré alta e ondas altas
Além disso, a vigilância é necessária também no mar, pois a previsão é de que com a maré alta a tendência é de se tornar furioso. Portanto, os residentes na região costeira devem redobrar a atenção. Quem vive da pesca ou outras atividades no mar, convém reforçar a segurança das embarcações.
A previsão de altura das ondas é de:
- 10m em Tokai, Kanto e ilhas Izu
- 7m em Tohoku
- 6m em Kinki
Evacuação precoce
Para quem vive em áreas de risco, ou próximo aos rios e mar, perto das encostas das montanhas, a recomendação é procurar deixar tudo arrumado antes do anoitecer para atender prontamente ao aviso para evacuação. A recomendação é sempre seguir as orientações das autoridades municipais.
Fontes: AMJ e NHK
Imagem: Tenki