Às 9h desta segunda-feira (1.º) a força do tufão Prapiroon foi alterada para forte. A pressão central é de 965hPa e a velocidade máxima do vento no centro é de 35 metros por segundo.
De Kumejima se desloca para o norte do arquipélago principal a uma velocidade de 20Km/h. Aparentemente já deixou Okinawa, mas no período da tarde a província estará sob chuva muito forte.
As ilhas Amami (Kagoshima) também estão sob a influência do tufão.
Antes do amanhecer de terça-feira (3) o forte Prapiroon deve se aproximar do norte de Kyushu. E na manhã de quarta-feira (4) deverá afetar a região de Hokuriku. As populações das províncias banhadas pelo Mar do Japão devem ficar atentas ao movimento do forte Prapiroon.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ há previsão de chuva intensa no sul Kyushu, de 300mm; 200mm em Shikoku e 100mm no norte de Kyushu, até o amanhecer de terça-feira.
As chuvas não cessam e prosseguem na quarta-feira, nas mesmas regiões e o índice pluviométrico deverá subir para até 400mm, dependendo do local. Também, o cuidado deve ser redobrado na região costeira de Kyushu, pois o mar estará bravo por 3 dias.
A AMJ alerta para os desastres causados pelas fortes chuvas como enchente, inundação, deslizamento, ondas altas, raios e tornados em extensa área do oeste do arquipélago.
Fontes: Tenki e NHK
Imagens: Tenki