A Comissão da União Europeia ordenou que a gigante dos EUA de tecnologia da informação pague uma multa de 4.34 bilhões de euros (US$ 5 bilhões de dólares), por práticas de negócios anticompetitivas.
A comissão, o conselho executivo da UE-União Europeia, disse que desde 2011 a Google vem impondo restrições ilegais sobre fabricantes de aparelhos Android e operadores de redes móveis para consolidar a dominância de seu mecanismo de busca na internet. O Android é o sistema operacional da Google.
A chefe antitruste da UE, a comissária Maragarethe Vestager, disse que a Google vem negando a rivais a chance de inovar e competir.
Ela também ordenou à Google suspender, dentro de 90 dias, as práticas anticompetitivas em negócios contratuais com empresas de smartphones e provedoras de telecomunicação, ou estará sujeita a uma multa de até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet, a empresa parente da Google.
A Google emitiu uma declaração na quarta-feira (18) dizendo que “o Android criou mais escolhas para todos, não menos. Um ambiente vibrante, rápida inovação e preços mais baixos são marcas clássicas de competição robusta”. A gigante disse que vai recorrer da decisão da Comissão.
Fonte e imagem: NHK