Segundo o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas os preços das hortaliças estão mais altos. A média de aumento em relação à mesma época do ano passado é de 10 a 50%.
De acordo com levantamentos efetuados no mercado central de Tóquio, o repolho está custando 50% a mais. A alta de preços também chegou para o espinafre, em 30%, e 10% para a alface.
Desde a segunda quinzena de junho os produtores de Gunma e Nagano tiveram baixo índice pluviométrico, afetando as lavouras. E agora com o calor intenso as verduras foram prejudicadas. Por causa desses fatores climáticos o volume da expedição caiu.
Na coletiva de imprensa desta terça-feira o ministro comentou sobre o impacto dessa onda de calor na agricultura. “Como a previsão é de continuar essa onda de calor estou preocupado com o impacto no desenvolvimento das plantações”, apontou.
Entretanto, outros fatores climáticos prejudicam a produção das hortaliças. Em Hokkaido e Tohoku as chuvas intensas e a falta dos dias de sol prejudicaram as produções de nabo japonês (daikon) e pepino. Tiveram aumento de 70% e 60%, respectivamente.
Fonte: NHK Fotos:
Pixabay e PxHere