A região Kinki teve chuvas torrenciais com a passagem do tufão super forte Cimaron, de número 20, desde a noite de quinta até as primeiras horas de sexta-feira (24).
Foram vários danos humanos e materiais causados em consequência da tempestade e da chuva.
Por volta da 1h na cidade de Kobe (Hyogo) uma árvore foi praticamente arrancada. Caída, fechou uma pista da avenida. Um idoso, de 78 anos, estava na rua, por volta das 23h, quando foi atingido por uma rajada de vento e caiu. Teve ferimentos leves no rosto.
No Aeroporto de Kobe foi registrado um índice pluviométrico de 136mm em uma hora, até por volta da meia-noite e meia. Mais de cem mil pessoas, de 48 mil famílias receberam ordem de evacuação na cidade. Em Nishinomiya (Hyogo) uma placa do piso do terraço de um prédio foi removida pela força do vento. Uma parte caiu sobre os carros estacionados.
Em outras cidades das províncias de Osaka e Quioto o índice pluviométrico foi superior a 100mm/h.
O Rio Kumano, que passa pela cidade de Shingu (Wakayama) transbordou à 00h50 de sexta-feira. Em consequência duas casas foram inundadas.
Por causa das rajadas de vento 2 mulheres, de Wakayama e Shiga, foram derrubadas e tiveram ferimentos leves. Em Maibara (Shiga) veículos como caminhão e um de passeio viraram. Um dos motoristas teve lesões.
Em Mie os prejuízos foram na lavoura. Boa parte de Kiho-cho ficou inundada por causa do Rio Onodani que transbordou.
Apagões e meios de transporte
Segundo a Kansai Electric Power, até as 7h30 de sexta-feira, cerca de 45 mil locais estão sem energia elétrica. São 25.990 em Wakayama, 16.490 em Hyogo, 1.310 em Nara, 620 em Quioto, 350 em Shiga e 100 em Osaka.
Na região Tokai não foi diferente. A Chubu Electric Power informou que até as 6h de sexta-feira ainda 15.760 locais continuam com apagão. Em 13 cidades de Mie, como Tsu, Matsusaka, Komono e outras, 12.310 foram atingidas. Em Aichi são 260 do litoral como Tahara, Minami Chita e Mihama. Oito cidades de Gifu, no total de 3.190 locais foram atingidos.
O trecho entre Shimizu e Fuji da via expressa Tomei que estava interrompido por causa do mar agitado, desde o final da tarde de quinta foi liberado às 5h20 de sexta-feira.
Os meios de transporte que estavam com operações suspensas voltaram nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, em Kansai. O shinkansen também voltou a operar.
Chuva e vento continuam
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, o tufão número 20 passou pelas províncias das regiões Shikoku e Kinki, seguindo sentido Hokkaido. Mas deixa chuvas e vento forte em ampla área. Por isso, ainda requer atenção em relação aos deslizamentos e mar agitado.
Fontes e fotos: ANN, Asahi e NHK