Amostras de carteiras de habilitação japonesas, com a do lado direito mostrando a validade em calendário gregoriano (Kyodo via Mainichi)
As carteiras de motorista do Japão começarão a exibir a data de validade no calendário gregoriano – ocidental – ao invés do japonês, mostrou na quinta-feira (2) um esboço dos regulamentos da lei de tráfego revisadas.
Publicidade
O esboço revelado pela ANP- Agência Nacional de Polícia também mudará as regras para fotos de identificação em relação a motoristas usando vestimentas da doutrina islâmica.
As mudanças refletem um crescente número de estrangeiros que têm carteiras de motorista japonesa, de acordo com a agência.
No entanto, outros dados, incluindo a data de nascimento do motorista, continuarão sendo exibidos no estilo de era japonesa.
A ANP visa implementar as mudanças no próximo mês após ouvir opiniões públicas.
É provável que as carteiras de motorista exibindo a data de validade em calendário gregoriano comecem a ser emitidas a partir de março do ano que vem ou posteriormente.
Atualmente, motoristas têm permissão para usar fotos em que eles aparecem usando chapéus ou perucas se considerado apropriado por oficiais da polícia, enquanto basicamente eles são solicitados a retirá-los para fotos de identificação.
As mudanças planejadas permitirão aos motoristas usarem chapéus ou roupas por razões médicas ou religiosas desde que seus rostos se mantenham descobertos.
O número de estrangeiros com carteira de motorista japonesa aumentou de 737.000 em 2012 para 868.000 no ano passado, de acordo com a ANP.
Fonte: Mainichi
Imagem: Mainichi, banco de imagens