Uma flor selvagem, que recebeu o nome Airi-chan em homenagem à memória de uma pequena menina que morreu no tsunami de 2011, será exibida em Tóquio de 9 de agosto a 1º de setembro para aumentar a conscientização sobre a preparação para desastres.
O nome científico da flor é chrysanthemum leucanthemum.
Em 11 de março de 2011, Airi Sato, de 6 anos, estava no ônibus escolar na área costeira de Ishinomaki quando o Grande Terremoto do Leste do Japão, de magnitude 9, ocorreu.
O forte tremor gerou tsunamis enormes que causaram ampla devastação e grandes prejuízos na vida no nordeste do Japão.
Em 2015, quando a mãe de Airi, Mika, de 43 anos, visitou o local onde sua filha havia morrido, pequenos crisântemos brancos que cobriam a área estavam florescidos.
Isso foi o catalisador para o “Ireneblue Project”. A marca registrada foi obtida para o novo nome da flor.
Sementes e mudas foram distribuídas em muitas áreas para promover a campanha de preparação para desastres.
A flor já havia sido plantada em Tóquio, no Kasai Seaside Park em Edogawa e no Symbol Promenade Park, no distrito beira-mar de Odaiba.
A partir de 9 de agosto, a agência de recrutamento Pasona Group exibirá cerca de 10 mudas em vasos no saguão de interação em sua sede “Job Hub Square” em Otemachi, Chiyoda, perto da estação de Tóquio.
Um evento para plantação será realizado a partir das 10h30 no mesmo dia, e a mãe de Airi vai organizar o encontro, que estará aberto a todos gratuitamente.
“Esperamos que a conscientização sobre preparação para desastres aumente quando as pessoas verem essa flor”, disse um representante da empresa.
Fonte: Asahi Imagem: Asahi, Wikimedia