Yoshihide Suga, Secretário Chefe do Gabinete, fez um comentário em Sapporo (Hokkaido), durante uma palestra, o qual repercutiu imediatamente.
“Há como reduzir as atuais tarifas de telefonia celular em 40%”, disse na tarde de terça-feira (21). Mostrou-se firme na disposição de enfrentar as reduções das taxas de assinatura praticadas pelas 3 operadoras.
Apontou para a falta de concorrência. As operadoras Docomo, KDDI (au) e Softbank praticam tarifas “com falta de transparência, há uma preocupação de que são muito altas em comparação com outros países”, espetou Suga.
No seu pronunciamento disse que pretende colaborar com a Comissão de Comércio Justo para redução das tarifas e na melhoria dos serviços.
Operadoras
Segundo informações da NHK as 3 operadoras reagiram com comentários.
A Docomo declarou que já introduziu novos planos e tem se empenhado na redução das taxas. “Queremos anunciar melhorias nos serviços e fazer revisão dos planos levando em conta a necessidade dos usuários”, disse.
“Queremos continuar sendo capazes de satisfazer as necessidades dos nossos clientes nos empenhando na melhoria dos serviços”, declarou a KDDI (au).
A Softbank disse “prosseguiremos na consideração de oferecer o melhor aos clientes”.
O que Suga quis dizer é que as 3 operadoras obtiveram lucros excessivos, nas demonstrações de abril a junho deste ano. De fato, Softbank e KDDI renovaram recordes com base no lucro líquido.
A partir de agora estabeleceu-se uma expectativa em relação às novidades nos planos e assinaturas que as 3 operadoras de mobile poderão anunciar.
Fontes: NHK, iPhone Mania e Sankei
Fotos: Wikimedia e Sankei