Já foram realizadas várias pesquisas para mostrar os locais ou itens perigosos, cheios de germes, como a bolsa feminina ou o smartphone.
Desta vez a comparação é entre o assento do vaso sanitário com um dos locais comuns para muitos trabalhadores.
Portanto, a sujeira pode estar mais próxima do que se pensa. O resultado reforça a importância da higiene e asseio nesses locais.
Segundo a publicação da empresa Printerland, do Reino Unido, há outros locais que podem ser focos de doença.
A empresa salientou que não for feita uma higienização com desinfetantes as bactérias como Helicobacter pylori, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, estão presentes, colocando em risco a saúde dos trabalhadores.
Germes? Onde?
A Printerland encontrou 49 tipos de germes e bactérias em 1 polegada (2,54cm) quadrada no assento do vaso sanitário da empresa.
Em contrapartida, na superfície da mesa e no aparelho telefônico encontrou 400 e 500 vezes mais, respectivamente, de germes e bactérias na mesma área avaliada.
Portanto, o escritório é um ambiente muito mais ‘sujo’ que o assento do banheiro.
A pesquisa foi conduzida nas mesas de mais de mil funcionários. Em geral, o aparelho de telefone, mouse, teclado, a caneca do café e a mesa são potencialmente muito mais sujos.
Só para se ter uma ideia, no gancho do telefone encontrou 25.127 germes e bactérias em 1 polegada quadrada, 1.676 no mouse, 3.295 no teclado, 1.746 na caneca e assim por diante.
Cuidado com a cozinha
Outro local cheio desses indesejados é a cozinha, onde os funcionários preparam e se servem do café ou esquentam a comida. No bule térmico foram encontrados 2.483 enquanto que na torneira 1.331 germes.
Da mesma forma, em grande quantidade, não ficam para trás, as portas dos armários, a superfície do balcão e da pia.
A empresa recomenda, portanto, o uso de produtos antibacterianos para limpeza, além de higienizar todos os materiais citados.
Essa pesquisa pode servir de alerta para a cozinha e outros locais da casa. Por isso, uma boa limpeza requer o uso de produtos específicos para combate aos germes.
Se quer conferir as ações da água sanitária e álcool para a limpeza contra os germes, assista a um programa exibido pela Rede Globo:
https://globoplay.globo.com/v/2934745/programa/
Fontes: Gigazine e Printerland Fotos: Printerland e Pixabay