Hiroshima: 73.º ano do dia da bomba atômica

Há 73 anos a cidade de Hiroshima foi bombardeada. O horror nuclear é lembrado pelas pessoas desde bem cedo na segunda-feira.

À dir. Parque Memorial da Paz recebeu pessoas desde antes do sol nascer e às 5h22 estudantes oram no local (Sankei)

“Minha mãe ficou soterrada e partiu dessa forma, toda queimada. A maioria das pessoas não sabe dessa data”, disse uma vítima da bomba para a ANN, às 4h de segunda-feira (6).

Publicidade

Como ela, desde antes do sol nascer as pessoas uniam suas mãos no Memorial da Paz, em Hiroshima (província homônima), entre velas, incensos e flores. Foi nessa data, há 73 anos, que Hiroshima viveu o horror do bombardeio. 

Hiroshima foi atacada pelos norte-americanos em 6 de agosto de 1945 e 3 dias depois foi Nagasaki. Com isso, em 15 do mesmo mês o Japão se rende e coloca um fim à Segunda Guerra Mundial.

As chamadas de 被爆者, lê-se hibakusha, são as vítimas sobreviventes da bomba atômica, que hoje têm idade média de 82 anos. A cada ano diminui o número de pessoas que amargaram essa experiência. 

Este ano morreram 5.393 vítimas, cujos nomes foram acrescidos no memorial. Lá estão inscritos os nomes das 314.118 pessoas que perderam a vida no dia do horror.  

Para relembrar a importância da paz foi realizada uma cerimônia com a presença do Primeiro-Ministro Shinzo Abe e autoridades de 85 países, às 8h. E às 8h15, horário da bomba, foi oferecido um minuto de silêncio.

As autoridades e voluntários locais continuam se empenhando para um mundo sem guerra e pelo desarmamento nuclear no Planeta.

Fontes: ANN e NHK 
Fotos: Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto de magnitude 6,9 na Indonésia deixa dezenas de mortos

Publicado em 6 de agosto de 2018, em Ásia

O forte terremoto de magnitude 6,9 e fortes réplicas atingiram as ilhas turísticas de Bali e Lombok, na Indonésia, no domingo (5).

O terremoto ocorreu no início da noite de domingo e foi o segundo forte tremor em Lombok em apenas uma semana (Google Maps)

Pelo menos 91 pessoas morreram quando um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter e fortes réplicas atingiram as ilhas turísticas de Bali e Lombok, na Indonésia, no domingo (5), fazendo com que as pessoas saíssem correndo das casas, hotéis e restaurantes.

Publicidade

Arifin Muhammad Hadi, chefe da gestão de desastre da sociedade da Cruz Vermelha Indonésia, confirmou o número de mortos. Centenas de pessoas foram levadas a hospitais locais e milhares de casas foram danificadas, disse ele.

O epicentro do terremoto mortal foi a 31Km de profundidade e atingiu Loloan, no extremo norte de Lombok. Também foi sentido em Bali, no lado oeste.

O terremoto ocorreu no início da noite de domingo e foi o segundo forte tremor em Lombok em apenas uma semana. Um terremoto de magnitude 6,4 sacudiu a ilha em 29 de julho, deixando mais de uma dezena de mortos e centenas de alpinistas isolados nas encostas de um vulcão.

O USGS- Serviço Geológico dos EUA rebaixou ligeiramente o terremoto de domingo após ter anunciado inicialmente a magnitude 7. Fortes réplicas, que variaram de 4,3 a 5,4 de magnitude, seguiram o terremoto principal, disse o USGS.

O Sistema de Alerta de Tsunami da Indonésia havia emitido um alerta de tsunami após o terremoto principal, mas retirou posteriormente, de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastre.

Em uma declaração emitida pelo Ministério de Turismo da Indonésia, nenhum turista “havia ficado ferido ou foi impactado” pelo terremoto.

Fonte: CNN
Imagem: Google Maps

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão