A Força de Autodefesa Marítima do Japão – FAMJ realizará exercícios navais conjuntos com as marinhas de outros países asiáticos no Mar do Sul da China e no Oceano Índico.
A FMAJ anunciou na terça-feira (21) que seu maior destróier, o Kaga, e outras embarcações visitarão cinco países, incluindo as Filipinas, Indonésia e Índia a partir de domingo (26) até o final de outubro.
As embarcações participarão de exercícios conjuntos com as marinhas de cinco nações, assim como com a dos EUA que opera na região.
O Comando do Pacífico dos EUA foi renomeado Comando Indo-Pacífico para fortalecer os laços com países do Oceano Índico, em meio à crescente presença militar e econômica da China.
É raro para a FMAJ conduzir exercícios de longo período no Mar do Sul da China e no Oceano Índico.
O exercício visa aparentemente trabalhar com o exército dos EUA e outros para evitar as crescentes atividades marítimas da China na área.
O chefe de Estado-Maior da FMAJ, Yutaka Murakawa, disse que a missão está em linha com a “Estratégia Indo-Pacífica Livre e Aberta” do governo japonês, a qual visa garantir paz e estabilidade na região.
Fonte e imagem: NHK