O Ministério da Educação do Japão está planejando colocar nas escolas robôs com inteligência artificial (IA) capazes de falar inglês para ajudar as crianças a melhorarem suas habilidades em comunicação oral na língua.
Geralmente, estudantes japoneses não têm boas habilidades escritas em inglês ou de conversação no idioma. Diretrizes curriculares que serão implementadas integralmente em dois anos terão foco em nutrir essas competências.
No mês de abril, o ministério lançará a iniciativa do robô em caráter experimental em cerca de 500 escolas de todo o país.
Algumas escolas já adotaram robôs similares para possibilitar divertimento aos estudantes enquanto eles afiam suas pronúncias em inglês e habilidades de conversação.
O ministério também desenvolverá app de estudos e sessões de conversação online com falantes nativos de inglês disponíveis aos estudantes.
Atualmente o ministério está lidando com questões difíceis. Ele está sob pressão para melhorar a habilidade do idioma inglês de professores de escolas primárias e, além disso, os fundos para contratar falantes nativos para cada escola não são suficientes.
Fonte e imagem: NHK