Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Quioto revelou o maior telescópio já construído no Leste Asiático ou Japão.
Na sexta-feira (17), a mídia teve acesso ao telescópio, localizado no topo de uma montanha na província de Okayama, com permissão de pesquisadores da Escola de Graduação de Ciência da Universidade de Quioto. O telescópio, chamado Seimei, tem 3,8 metros de diâmetro.
A equipe de pesquisadores construiu o Seimei na esperança de ser capaz de buscar pesquisa sem restrição, porque os grandes telescópios do mundo são geralmente construídos como parte de projetos multinacionais.
Para usar esses telescópios, cientistas precisam fazer a solicitação e eles são dispostos por somente um período de tempo.
Pesquisadores na Universidade de Quioto desenvolveram partes originais para reduzir custos. Eles fundaram um empreendimento conjunto na cidade de Seki, conhecida por sua tradicional fabricação de espadas, para produzir 18 espelhos que formam a parte principal do telescópio.
Junto a outros esforços para redução de custos, a equipe construiu o Seimei por 1,5 bilhão de ienes. Esse valor é cerca de um terço do custo de um telescópio de tamanho similar.
Os pesquisadores disseram que o orçamento do governo não foi suficiente para cobrir os custos e tiveram que solicitar doações de patrocinadores.
O telescópio será usado pelos pesquisadores para tentar descobrir como os buracos negros são formados e por que as supernovas explodem. A equipe também quer se tornar a primeira a descobrir um planeta extrasolar que abriga vida.
O professor associado Mikio Kurita disse que membros da equipe juntaram suas ideias e construíram um telescópio simples, mas de alta performance, com um orçamento limitado.
Ele disse que a equipe quer conduzir estudos desafiadores.
Fonte: NHK