A Agência de Meteorologia do Japão anunciou no domingo (12) a formação do tufão número 15, batizado de Leepi, logo depois da virada do dia. O anticiclone se transformou em tufão, no oceano, próximo às ilhas Ogasawara.
O anúncio foi feito depois do de número 14 ter provocado chuva torrencial em Miyakojima (Okinawa) no sábado.
Às 9h do domingo tinha 998hP de potência, com velocidade máxima instantânea do vento de 30m/s. Se desloca a uma velocidade de 15Km/h.
A previsão é de que a velocidade do vento aumente para 35m/s na noite de domingo. Mas, a partir de segunda ou terça-feira (14) deverá perder sua potência à medida que se desloca para o sentido noroeste.
Pode ser que se transforme em zona de baixa pressão por volta das 9h de terça-feira, sobre o Oceano Pacífico, ao sul da região oeste do país.
O fator determinante para que se transforme em zona de baixa pressão será a temperatura da água do oceano. Este ano tem 1ºC a mais que a média dos anos anteriores, ficando entre 29ºC a 30ºC ou superior, nas águas da região sul do oceano.
Se continuar assim, ao invés do Leepi enfraquecer, continuará ganhando potência e poderá atingir parte do oeste do país.
Por isso, especialistas em meteorologia estão atentos ao comportamento do tufão n.º 15. Pois, mesmo que se transforme em zona de baixa pressão poderá trazer chuva para o oeste e ilhas ao sul do país.
Fontes: Yahoo Weather e AMJ
Imagens: Yahoo Weather/Weather Map