Os preços dos vegetais estão aumentando no Japão devido aos efeitos das altas temperaturas que quebraram recordes.
A contar de quarta-feira (1º), os preços da acelga no mercado atacadista central metropolitano de Tóquio estavam duas vezes mais altos que os níveis normais, refletindo queda nos envios devido ao crescimento escasso decorrente das altas temperaturas e pouca chuva.
Os preços dos vegetais, em particular os folhosos, poderão continuar altos neste mês, pesando no bolso das famílias.
Em um outlet do operador de supermercado Akidai no distrito de Nerima, em Tóquio, a unidade de acelga estava custando 238 ienes, três vezes mais em comparação aos níveis normais. Já o preço da unidade do repolho era de 198 ienes, duas vezes mais caro, e o espinafre 180 ienes por 200 gramas, alta de 50%.
“É improvável que os preços da acelga caiam, visto que a demanda poderá aumentar com a aproximação do outono”, disse Hiromichi Akiba, o presidente da Akidai.
De 14 vegetais com altos volume de consumo, como acelga, espinafre, repolho e alface, poderão continuar caros em agosto, visto que os envios ainda continuarão lentos por conta do clima extremamente quente, de acordo com uma estimativa divulgada pelo ministério da agricultura na sexta-feira.
Fonte: Jiji Banco de imagens