Aretha Franklin, a rainha do soul, e a primeira mulher introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1987, morreu na quinta-feira (16) em decorrência de câncer no pâncreas. Ela tinha 76 anos.
Franklin se apresentou nas posses dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama. Além de ganhar 18 prêmios Grammy, ela recebeu a Medalha Presidencial de Liberdade do presidente George W. Bush em 2005.
Conhecida por suas canções clássicas de sucesso como “Respect” e “I Say a Little Prayer”, Franklin também usou sua voz poderosa para falar em nome do movimento de direitos civis. Ela era amiga de Martin Luther King Jr.
Franklin nasceu em Memphis, Tennessee, em 1942, e passou grande parte de sua vida em Detroit onde seu pai, C.L. Franklin, era um notável representante batista e cantor gospel.
Barack Obama e o presidente Donald Trump lamentaram a morte de Franklin.
“Ela era uma grande mulher, com um presente maravilhoso de Deus, sua voz”, escreveu Trump em uma postagem no Twitter. “Sentiremos sua falta”.
Obama tuitou, “Em sua voz podíamos sentir nossa história, tudo dela e em toda sombra – nosso poder e nossa dor, ou nossa escuridão e nossa luz, nossa busca por redenção e nosso respeito que foi difícil de ganhar”.
“Que a rainha do soul descanse em lugar eterno”, disse ele.
Fonte: Kyodo Imagem: Wikimedia