Na manhã de quarta-feira (22) o forte tufão n.º 20 está se movendo sobre o Oceano Pacífico. Está próximo às Ilhas Ogasawara, com curso a noroeste.
A partir de quinta-feira (23) há risco de aproximação dele sobre a região Tokai, mantendo a sua potência. A previsão é de chuva intensa de 1.000mm. Requer estrita vigilância para inundações e deslizamentos, por isso, é preciso estar atento para a evacuação precoce.
O forte tufão deverá atingir também as regiões Kinki e Shikoku.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, o tufão forte no. 20 está a 430Km de Chichijima, das Ilhas Ogasawara, movendo a uma velocidade de 30Km/h.
O centro da pressão atmosférica é de 965hPa, velocidade máxima do vento perto do centro de 40m/s, instantânea de 55m/s e 25m/s no seu raio.
Mantendo sua potência a previsão é de chuva intensa pela aproximação do tufão Cimaron, a partir da manhã de quinta-feira, durante 24h.
As rajadas de vento também deverão ser fortes podendo ser de 35m/s em Tokai e Hokuriku, 45m/s em Kinki e 50m/s em Shikoku e Chugoku. Para ilustrar, 35m/s equivale a 126Km/h.
Para quem reside nas áreas costeiras deve tomar muito cuidado com as ondas altas.
Fique atento a mais notícias sobre o tufão n.º 20, o Cimaron.
Fontes: AMJ, NHK e WN
Imagem: NHK